Processos de Eletrização
Denomina-se eletrização o fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado devido à alteração no número de seus elétrons.
Eletrização por Atrito
Experimentalmente percebe-se que atritando dois corpos neutros de materiais diferentes, um deles recebe elétrons do outro, ficando eletrizado negativamente, enquanto o outro – que perdeu elétrons – adquire carga positiva.
Os corpos atritados ficam com o mesmo valor de carga, porém de sinais opostos.
Eletrização por contato
Quando dois ou mais corpos condutores são colocados em contato, estando pelo menos um deles eletrizado observa-se uma redistribuição de cargas elétricas pelas suas superfícies externas.
Considere o condutor A eletrizado e o condutor B neutro, separados inicialmente, ao colocarmos os dois condutores em contato, parte da carga do condutor A será dividida com o condutor B, então o condutor B terá carga de mesma natureza que o condutor A.
Eletrização por indução Eletrostática
Quando aproximamos (sem tocar) um condutor eletrizado de um neutro, provocamos no condutor neutro uma redistribuição de seus elétrons livres. Esse fenômeno, denominado indução eletrostática, ocorre porque as cargas existentes no condutor eletrizado podem atrair ou repelir os elétrons livres do condutor neutro. O condutor eletrizado é chamado de indutor e o condutor neutro, de induzido.
fonte: Livro Tópicos de Física 3 - Autores: Gualter José Biscuola, Newton Vilas Bôas, Ricardo Helou Doca. Editora Saraiva.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário